PL 2630 pode transformar a internet

É um projeto de lei brasileiro que tem como objetivo combater o compartilhamento de notícias e conteúdos falsos dentro da internet. O projeto foi apresentado em junho de 2020, e desde então vem gerando muitos debates e discussões.
PL 2630 - conhecida como Lei das Fake News

Sumário

PL 2630 - conhecida como "Lei das Fake News"

A proposta da PL 2630 é bastante ampla e tem uma série de medidas para ser funcional, dentre elas, destacam-se: – obrigatoriedade de identificação dos usuários em redes sociais e aplicativos de mensagens – criação de mecanismos de verificação de conteúdo – possibilidade de responsabilização civil e criminal dos provedores de internet e das empresas de redes sociais
homem assinando um papel- lei - pl 2630 - internet - segurança

A principal polêmica da PL 2630: a lei pontua à obrigatoriedade de identificação dos usuários em redes sociais e aplicativos de mensagens. O texto prevê que as plataformas devem exigir a identificação completa dos usuários, incluindo nome, CPF, endereço e telefone, além de verificar a veracidade das informações fornecidas.
Essa medida é vista por muitos como uma forma de violação da privacidade e de restrição à liberdade de expressão na internet. No entanto, essa medida vem sendo alvo de críticas, já que a verificação de conteúdo pode ser subjetiva e depende de interpretações e julgamentos.

Você concorda? 🤔

Outro ponto controverso da lei diz respeito à responsabilização civil e criminal dos provedores de internet e das empresas de redes sociais. O texto prevê que essas empresas podem ser responsabilizadas por conteúdos difamatórios, injuriosos, caluniosos ou que violem direitos autorais.

proteção de dados - fake news - lei pl 2630 - marketing digital - segurança

A discussão em torno da PL 2630 é complexa, e os principais pontos para ficarmos atentos é a liberdade de expressão, a privacidade dos usuários, a proteção dos direitos autorais e a responsabilidade das plataformas na disseminação de conteúdos falsos e enganosos.

Será que temos como controlar tudo isso?

PL 2630 e suas limitações técnicas e práticas:

  • Viabilidade de implementação das medidas previstas na lei
  • Impactos que elas podem ter no funcionamento das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.

Ao mesmo tempo que pode prejudicar a livre circulação de informações na rede, também pode trazer segurança para os usuários/consumidores.

Veja mais conteúdos relevantes sobre o cenário digital, CLIQUE AQUI! 

Uma agência que desde 2010 acelera e impulsiona o crescimento de empresas no marketing digital através de técnicas e ferramentas adequadas para cada negócio.

escritorio agencia w3m

SOMOS CERTIFICADOS

Marcadores